A troca de pelos um processo natural para todos os animais. Contudo, a queda de pelos excessiva e localizada, merece nossa atenção. Afinal, pode ser um sinal de que seu gato está com algum problema de saúde. 

QUEDA DE PELOS EM GATOS: QUAL É O MOTIVO?

Queda de pelos: quando se preocupar?

 A troca de pelagem é algo absolutamente comum. Isso porque os pelos dos nossos bichanos tem um ciclo médio de vida. Ou seja, eles nascem e caem entre um período de 21 dias. 

Além disso, a queda de pelos excessiva também pode ser normal em algumas fases da vida de um gato. Como por exemplo, substituição da pelagem de filhote para adulto, mudança de estação e temperatura e troca de pelagem de adulto para idoso. 

Em todos os três casos citado a perda acentuada de pelos não deve ser motivo de preocupação. 

No entanto, é necessário ficar atento a qualquer mudança do seu felino. Observando alguns sinais você consegue identificar se a queda é um indício de problemas de saúde. Sendo assim, fique atento aos sintomas abaixo. 

  • Coceira: é comum pets se coçarem. Contudo, se a coceira for excessiva e acompanhada da queda de pelos, pode significar que seu peludo não está muito bem. 
  • Buracos na pelugem: quando a queda é natural os pelos costumam cair de maneira uniforme, ou seja, por todo o corpo. Por isso, a perda de pelos localizada sinaliza que algo não está normal. 
  • Pelos saindo facilmente: em caso de doenças de pele, o pelo se solta facilmente e em tufos.

Caso o gato apresente algum desses sintomas, o indicado é levar ao veterinário para que ele descubra o motivo e possa tratar o seu bichano da melhor maneira possível.

Saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

Deixe Comentários