Você andou pesquisando e percebeu que um pássaro é o bicho de estimação perfeito para a sua família e a sua rotina? Então agora é a hora de escolher entre as melhores espécies para viver em casa. Neste artigo nós separamos algumas aves domésticas e as considerações que devem ser feitas antes da sua decisão. Continue lendo para escolher o pássaro que mais combina com você.

Como escolher seu pássaro de estimação?

O primeiro passo para escolher um bicho de estimação é entender as necessidades do animal e como as suas condições podem afetá-lo. Portanto, veja aqui as coisas que você deve analisar antes de escolher a ave perfeita para você. 

1) O espaço 

Qualquer animal precisa de espaço para ter uma vida saudável, isso não é diferente para os pássaros. Por isso você precisa analisar o espaço disponível para escolher uma espécie que possa se adaptar facilmente ao ambiente. 

2) A sua experiência

Algumas aves são mais difíceis de cuidar e, sendo assim, exige mais conhecimento. Se você for iniciante como criador de pássaros e esse for o seu primeiro contato o ideal é escolher espécies que não possuam necessidades específicas. 

3) Capacidade de socialização

Se a sua casa tiver crianças ou a família for muito grande você precisa escolher uma ave que tenha facilidade de socialização. Dessa maneira a convivência do animal com humanos não se torna não difícil. 

Agora que você já sabe o que deve ser analisado para tomar a decisão certa, vamos para a escolha das aves.

Os melhores pássaros domésticos 

Canário

PÁSSARO DE ESTIMAÇÃO: AS MELHORES ESPÉCIES PARA CRIAÇÃO

O canário belga é provavelmente uma das espécies mais conhecidas pelo brasileiro. Por ser um pássaro pequeno pode facilmente ser criado em espaços pequenos. Outra grande vantagem dessa ave é a sua adaptação ao ambiente e as temperaturas. Embora seja uma ótima companhia para o dono, o canário belga não necessita de muita atenção, o que o torna perfeito para criadores iniciantes. 

Papagaio

PÁSSARO DE ESTIMAÇÃO: AS MELHORES ESPÉCIES PARA CRIAÇÃO

Para quem quer uma ave para a vida toda o Papagaio é realmente a escolha certa. Ao contrário das outras aves a sua expectativa de vida é grande, podendo viver até 80 anos. Os papagaios são muito conhecido por aprenderem a repetir palavras e, por isso estão entre as aves domésticas preferidas. Por possuírem muita energia, as aves dessa espécie precisam de muito espaço e viveiros grandes.

Periquito

Os periquitos são populares nas casas brasileiras. Isso porque são pequenos e fáceis de cuidar. Além de não precisarem de grande ambientes esses pássaros também são muito sociáveis com crianças. É a espécie perfeita para uma família que tem pouco espaço.

Calopsita

A calopsita é uma das aves mais amadas pelos humanos e isso não é à toa. Essas aves são doces, carinhosas, companheiras. A grande vantagem desse pássaro é a sua fácil adaptação, mas precisam de gaiolas espaçosas para viverem bem.

Cacatua

PÁSSARO DE ESTIMAÇÃO: AS MELHORES ESPÉCIES PARA CRIAÇÃO

A cacatua assim como o papagaio é uma companheira para para a vida toda. Esse pássaro de estimação pode viver até 80 anos. Embora não sejam tão populares quanto as espécies já citadas anteriormente a cacatua também é um ótimo animal de estimação, pois é companheira, dócil e capaz de criar laços facilmente com o seu criador. É uma ave de grande porte e por isso precisa de mais espaço para viver. Isso significa que para quem vive em apartamento essa espécie pode não ser a ideal. 

Conclusão

Independente da espécie os pássaros são ótimos companheiros. Você só precisa escolher aquele que mais combina com você e ter os cuidados necessários. Siga as dicas deste artigo, procure um especialista em caso de dúvidas e escolha a sua ave preferida. Tenho certeza que você não irá se arrepender.

Para aprender mais sobre aves domésticas, clique aqui.

Deixe Comentários