A higiene bucal é parte fundamental dos cuidados com animais de estimação. Por isso é importante que os pais de pet saibam como escovar os dentes do seu cãopanheiro. Continue lendo para ver as nossas dicas e cumprir essa tarefa da melhor forma possível.

Como devo escovar os dentes do meu cachorro?

Quando escovar os dentes do pet

Assim como nós, os cães também precisam escovar os dentes diariamente. Isso porque, a falta de frequência na escovação pode gerar um acúmulo de placas bacterianas e, até mesmo, uma doença periodontal. Por esse motivo é tão importante manter a saúde bucal em dia. Contudo, a maioria dos donos não possuem esse hábito.

Muitos pais de pet não sabem como fazer a higienização bucal, mas a Pedido Pet separou dicas para tornar essa tarefa fácil e habitual. 

Quais produtos usar

Pra escovar os dentinhos do seu aumigo o ideal é uma escova, ou dedeira, de cerdas macias para não machucar a gengiva. 

Além disso, também é necessário usar o creme dental para cães. Nunca use pasta dental indicada para humanos, ela pode causar intoxicação no seu pequeno. 

Dicas para escovar os dentes do cão 

A dica mais importante para a escovação é ter muita calma e paciência, afinal essa é uma tarefa que pode causar muito estresse nos nossos peludos. Veja abaixo outras dicas que vão te ajudar a tornar esse momento o mais tranquilo possível. 

  • Escolha a melhor hora. O ideal é fazer a escovação quando o seu pet estiver calmo e relaxado, pode ser no final do dia depois de ter comido e gastado energia. O importante é seguir o mesmo horário todos os dias e tornar a higienização parte da rotina do pet. 
  • Separe os produtos que você precisará. Não se esqueça de que todos eles devem ser próprios para cães. 
  • Deixe-o se acostumar com o gosto do creme dental. Sendo assim, coloque um pouco da pasta no seu dedo e coloque na boca do seu pet. 
  • Depois de se acostumar com o gosto da pasta dental utilize o seu dedo para começar a escovação. Coloque uma pressão leve e massageie a gengiva. Dessa forma ele vai se acostumando e relaxando para a higienização com a escova. 
  • Comece a usar a escova. Levante o lábio superior do seu cão para que a escova alcance a linha da gengiva. Escove em movimentos circulares e de maneira leve para não machucá-lo.
  • Após terminar a tarefa, recompense seu melhor amigo, afinal, esse é um momento bem difícil para ele.
  • Repita o processo todos os dias, depois de um certo tempo ele irá se acostumar e tornar tudo mais fácil.  

Para saber outras formas de cuidar da saúde bucal do seu pet clique aqui.

Deixe Comentários