Seu cachorro está se coçando muito e você acha que ele pode estar com pulgas? Algumas medidas podem ser tomadas para resolver o seu problema e sumir com a praga de vez da sua casa e do seu cão. Neste artigo nós vamos falar e esclarecer todas as suas dúvidas sobre as pulgas, sendo assim, continue lendo para conferir. 

Antes de te ensinar como combatê-las, nós vamos te explicar como elas chegam até o seu bichinho. Veja logo abaixo.

Como meu cachorro pega pulga?

Basicamente os cãe pegam pulgas de duas formas: Através do ambiente ou através de outros animais. 

Os locais mais propícios para esses parasitas são úmidos, com pouca claridade, sem luz solar e com alta temperatura, por isso os seus locais preferidos são as frestas dos sofás, caminhas, tapetes e carpetes. Além de locais como jardins e quinas de muro ou paredes. 

Agora que você já sabe a origem da pulga dos seus cães, vamos descobrir se o seu são realmente está com pulga. 

Como ter certeza se o meu cão está com pulga?

Seu cachorro anda se coçando muito? Esse é o sinal mais óbvio das pulgas, contudo existem outras formas de se certificar se o seu cachorro está mesmo enfrentando uma infestação. 

Para ter certeza faça uma inspeção por todo o corpo do seu animal de estimação. Portanto, divida o pelo do seu cão e observe se há pulgas na sua pele. 

Outro sinal de que as pulgas realmente estão alojadas no pelo do seu bichinho é a vermelhidão. Isso porque, as pulgas costumam deixar pequenos machucados vermelhos pela extensão da pele dos animais. 

Dar banho no seu cão também pode fazer com que você veja esses parasitas com mais facilidade. 

Agora que você já fez isso tudo e tem certeza que o seu bichinho de estimação está realmente infestado de pulgas, então chegou a hora de acabar com elas. 

Como acabar com as pulgas?

O primeiro passo para tratar o seu cão é entender que não basta acabar apenas com as pulgas presentes no corpo dele, você também precisa acabar com as pulgas presentes no ambiente. Afinal como já falamos acima as pulgas também se proliferam nos ambientes da casa. 

Para o tratamento do seu bichinho siga as seguintes dicas:

  • O tratamento do seu cão pode ser feito com medicamentos de uso oral ou aplicação. Para escolher o melhor medicamento para desparasitar o seu cachorro, procure um veterinário, pois ele irá indicar o produto certo para o seu bichinho. Contudo, para que o tratamento seja eficaz você precisa seguir as recomendações de frequência e dose do medicamento. 
  • Outra medida necessária para acabar com as pulgas é dar banho com frequência no seu bichinho. Depois do banho passe um pente fino no pelo do seu cão e retire todas as pulgas. 

Para tratar do ambiente siga os seguintes passos:

  • Aspire toda a casa, tanto a parte interna quanto externa e não se esqueça dos móveis e tapetes. Aspire cada cantinho, frestas de porta, quinas de paredes, as caminhas do seu pet, o seu sofá e todos os cantos e móveis que o seu bichinho tenha algum tipo de contato. É importante realizar esse processo pelo menos uma vez por semana. 
  • Dedetize a casa se a infestação for mais grave. Alguns produtos podem te ajudar nessa etapa. 
  • Além dos tratamentos já citados, considere lavar todas as coisas do seu pet e tudo aquilo em que o seu bichinho passe mais tempo, como por exemplo: a cama do pet, os tapetes, roupas de cama e etc. 

Seguindo essas dicas você certamente irá conseguir se livrar desses parasitas. 

Vale ressaltar que a melhor maneira de combater as pulgas é se prevenir. Para isso será necessário:

Dessa forma você vai evitar que o seu cão seja infectado, afinal, o melhor combate é a prevenção. Siga as nossas dicas e deixe o seu bichinho sempre livre desses parasitas. 

Para saber mais sobre pulgas, leia também: Tudo sobre as pulgas

Deixe Comentários