Todo mundo sabe que os gatos são animais extremamente higiênicos. Eles dedicam horas do seu dia ao banho. Contudo, eles não conseguem limpar todas as áreas, como por exemplo, as orelhas e, por isso, acabam precisando da nossa ajuda. Mas você sabe como ajudar o seu bichano? É isso que vamos te ensinar neste post. 

Como limpar as orelhas de um gato

Por que limpar as orelhas dos felinos?

Manter a orelha do seu gato limpa é muito importante para mantê-lo saudável, isso porque, o excesso de cera pode levar ao surgimento de fungos, ácaros e até mesmo larvas. Além disso, também pode causar graves infecções de ouvido. 

Sendo assim, essa é uma tarefa indispensável para quem quer manter a saúde do seu pequeno em dia. 

Passo a passo para limpar a orelha do seu gato 

1) O primeiro passo é garantir que o felino fique relaxado e totalmente livre de estresse. Portanto, comece fazendo carinho e massageando, até que ele relaxe por completo.  

2) Antes de limpar, analise as orelhas do pet. Caso note odor muito forte, excesso de cera, crostas e feridas, não é indicado que a limpeza continue. A melhor coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário. 

No entanto, se nenhum destes sintomas for identificado, você pode seguir com o passo a passo normalmente.

3) Depois de deixar seu peludo relaxado e ter certeza de que pode prosseguir com a tarefa, comece limpando a parte externa da orelha. 

Com uma toalha úmida e shampoo para gatos, higienize a parte de fora das orelhas, onde ficam os pelos. Além disso, não se esqueça de tirar todos os resíduos do produto. 

4) O próximo passo é a higienização interna. Ela precisa de ainda mais cuidado e precaução. Para não comprometer a estrutura auditiva do seu gato, use somente uma gaze de algodão esterilizada. 

Enrole a gaze no seu dedo e coloque cuidadosamente no ouvido do seu bichano. Gire o dedo devagar e com cautela retire o dedo de dentro da orelha. 

Caso não se sinta seguro em fazer a limpeza com o dedo, use os limpadores auriculares que são desenvolvidos especificamente para gatos.

5) Repita o processo a cada duas semanas, dessa forma você evita o acúmulo de cera e previne doenças e complicações. 

Deixe Comentários