Se você é dono de gato provavelmente já deve ter ouvido falar sobre a Catnip, a famosa erva dos gatos. Essa planta muito conhecida no mundo pet traz imensos benefícios para os bichanos. Entenda mais e tire todas as suas dúvidas sobre essa erva logo abaixo.

CATNIP: TUDO SOBRE A ERVA DOS GATOS

O que é catnip?

A Catnip, é uma espécie de planta originária da Europa e da Ásia Central. Ela sempre foi usada pelos humanos, contudo, a sua popularização só aconteceu quando os efeitos da erva sobre os gatos foram descobertos. Isso porque ela causa um efeito especial nos felinos. 

No entanto, ao contrário do que se pensa, a catnip não acarreta dependência e nem oferece perigo para os gatos. Ela apenas influência no comportamento do seu bichinho. 

Quais são os efeitos da erva dos gatos?

A erva dos gatos possui uma substância chamada Nepetalactone, essa substância gera efeitos de euforia na maioria dos felinos. 

 Ela desperta o instinto de predador, libera a tensão, estimula a prática de exercícios, deixa o seu pet mais ativo e, em alguns casos, pode ser usada até como calmante natural. 

Quando usar a catnip

Uma das coisas mais importantes para saber sobre o uso da catnip é que, quando usada com muita frequência, o seu cheiro perde o efeito sobre o seu gato. Por isso é essencial que você saiba qual o momento certo para usá-la. 

A erva é indicada para a adaptação de um novo ambiente e também pode ajudá-lo com o adestramento. Além disso, caso o seu gato esteja apático, ela pode ser usada para estimulá-lo. 

Como usar 

A maneira mais comum de usá-la é colocando em brinquedos e arranhadores. Isso desperta ainda mais o interesse do seu gato em interagir com o seu brinquedinho. Outra maneira é espalhar a erva pelos ambientes e objetos que ele costuma passar mais tempo.

Ela tem alguma contraindicação?

Não existem registros de nenhuma contraindicação. A catnip não faz mal para os gatos, pelo contrário. Contudo, é indicado não usá-la em excesso, além de perder o efeito, o uso constante ainda pode estressar o seu bichano. 

Agora que tiramos suas dúvidas, é importante ressaltar que nem todos os gatos são afetados pela catnip. Estudos mostram que cerca de 25% dos gatos são imunes a erva dos gatos. Sendo assim, não se espante se o seu bichano não apresentar os efeitos após o uso da erva. 

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Deixe Comentários